Como Funciona a Imagem Térmica

Todos os objetos, naturais e artificiais, emitem energia infravermelha como calor. Detectando diferenças de temperatura muito sutis de tudo o que está à vista, a tecnologia de imagem infravermelha (ou térmica) revela o que seria invisível a olho nu. Mesmo na escuridão total e em condições climáticas desafiadoras, a imagem térmica dá aos usuários a capacidade de ver o invisível. Inicialmente desenvolvida para o mercado de consumo, a imagem térmica foi adotada por caçadores, equipes de resgate e combate a incêndios.
  • Para consumidores regulares e equipe de segurança, a imagem térmica detecta atividades suspeitas a longas distâncias em completa escuridão e através de neblina, fumaça, poeira, folhagem e muitos outros obstáculos. Isso permite que os oficiais se aproximem de forma furtiva e tomem decisões mais informadas com mais rapidez. As câmeras podem ser portáteis, montadas em veículos, tripés ou armas.
  • Para segurançaFor security e sistemas de vigilância, as câmeras de imagem térmica complementam as câmeras de CFTV para fornecer detecção abrangente de ameaças e se integrar perfeitamente a redes maiores.
  • Para manutenção preditiva, a imagem térmica revela "pontos quentes" onde a falha pode ser iminente em muitas instalações e instalações industriais.
Para entender a imagem térmica, é importante entender algo sobre a luz. A quantidade de energia em uma onda de luz está relacionada ao seu comprimento de onda: comprimentos de onda mais curtos têm mais energia. Na luz visível, o violeta tem mais energia e o vermelho tem menos. Logo ao lado do espectro de luz visível está o espectro infravermelho.

A LUZ INFRAVERMELHA PODE SER DIVIDIDA EM TRÊS CATEGORIAS:

  • Infravermelho próximo (near-IR) - Mais próximo da luz visível, o near-IR tem comprimentos de onda que variam de 0,7 a 1,3 micrômetros, ou 700 bilionésimos a 1.300 bilionésimos de metro.
  • Infravermelho médio (mid-IR) - O mid-IR tem comprimentos de onda que variam de 1,3 a 3 micrômetros. Tanto o near-IR quanto o mid-IR são usados por uma variedade de dispositivos eletrônicos, incluindo controles remotos.
  • Infravermelho térmico (thermal-IR) - Ocupando a maior parte do espectro infravermelho, o thermal-IR tem comprimentos de onda que variam de 3 micrômetros a mais de 30 micrômetros.
A principal diferença entre o thermal-IR e os outros dois é que o thermal-IR é emitido por um objeto, em vez de refletido por ele. A luz infravermelha é emitida por um objeto devido ao que está acontecendo em nível atômico.

UMA LENTE ESPECIAL DE MIRA TÉRMICA FOCALIZA A LUZ INFRAVERMELHA EMITIDA POR TODOS OS OBJETOS À VISTA

A luz focalizada é escaneada por uma matriz faseada de elementos detectores de infravermelho. Os elementos detectores criam um padrão de temperatura muito detalhado chamado termograma. Leva apenas cerca de um trinta avos de segundo para a matriz de detectores obter as informações de temperatura para criar o termograma. Essas informações são obtidas de vários milhares de pontos no campo de visão da matriz de detectores.

O termograma criado pelos elementos detectores é traduzido em impulsos elétricos.

Os impulsos são enviados para uma unidade de processamento de sinais, uma placa de circuito com um chip dedicado que traduz as informações dos elementos em dados para a tela.

A unidade de processamento de sinais envia as informações para a tela, onde elas aparecem em várias cores, dependendo da intensidade da emissão infravermelha. A combinação de todos os impulsos de todos os elementos cria a imagem.

Ao contrário da maioria dos equipamentos tradicionais de visão noturna, que usam tecnologia de aprimoramento de imagem, a imagem térmica é ótima para detectar pessoas ou trabalhar em escuridão quase total com pouca ou nenhuma iluminação ambiente (ou seja, estrelas, luz da lua, etc.)

GRÁFICO DE COMPARAÇÃO DE MIRAS TELESCÓPICAS
ATN Thor 4 ATN Thor LT ATN X-Sight 4k ATN X-Sight ltv